ÚLTIMA HORA

Olímpia é uma das 33 cidades da região com epidemia de dengue

Publicado em 30 de abril de 2010 às 0h00
Atualizado em 30 de abril de 2010 às 6h10

* Informação foi publicada pelo “Diário da Região”, de Rio Preto.

A epidemia da dengue já atinge 45 municípios da região de Rio Preto, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Todos esses locais tiveram a realização de exames suspensos pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo.

A epidemia é decretada quando há pelo menos um registro da doença para cada 333 habitantes. Em Olímpia, uma das cidade que vive situação epidêmica, um óbito pela doença foi confirmado ontem pela Secretaria de Saúde do município.

O aposentado Valter Roberto Zanoti, 74 anos, morreu na última quinta-feira, dia 22, na Santa Casa de Rio Preto. Segundo a pasta, ele teria contraído o tipo hemorrágico da doença.

Zanoti foi internado na última quinta-feira, dia 15, devido a um acidente vascular cerebral (AVC). Ele tinha sintomas leves da dengue, como febre e dor no corpo. O aposentado apresentou dificuldades respiratórias e desenvolveu uma pneumonia.

Nebulização

A secretária de Saúde de Olímpia, Silvia Elisabeth Forti Storti, afirma que o município está desenvolvendo ação de combate por meio da Vigilância. O município tem 201 registros da doença.

“Fazemos bloqueios e também nebulização. Toda a secretaria está mobilizada”, diz. A cidade vai assumir a responsabilidade de realizar os exames laboratoriais para confirmar os casos de dengue.

“Foi uma decisão técnica. Queremos ter uma dimensão real da epidemia”, diz. Os exames estarão desponíveis na rede de saúde a partir de amanhã.

Assunto(s):

Leia também:

1 comentário

  1. Luiz Augusto da Silva disse:

    Caríssimos leitores, bom dia!

    Releiam, solidáriamente, o comentário que postei à matéria: ” Saúde investiga se houve morte por dengue. Resultado pode sair nesta quarta”, publicada neste importantíssimo Blog.

    Acrescento: acredito que se a minha opinião for acatada, a nebulização contra o mosquito transmissor da dengue será mais eficaz e completa.

    Agradeço antecipadamente,

    Luiz Augusto da Silva – poeta.

Faça um comentário