Nilton Martinez diz que padrões e números da Saúde melhoraram com Geninho, e rebate: “Críticas à Santa Casa são muito injustas”

Publicado em 13 de novembro de 2011 às 15h04
Atualizado em 08 de janeiro de 2012 às 12h08

Um dos médicos mais respeitados e queridos pela população de Olímpia, Nilton Martinez, disse que a população confunde Pronto-Socorro com Santa Casa e que as críticas que tem sido feitas, nos últimos tempos, “são injustas, infundadas e tem apenas um endereço: atingir o prefeito que, pelo contrário, tem ajudado e muito, com a secretária Silvia Forti melhorou os padrões e os números da Saúde de Olímpia”.

100_3773

A afirmação foi feita publicamente durante a visita dos deputados Rodrigo Garcia (licenciado) e Itamar Borges no sábado (12) à Santa Casa de Misericórdia, e mais: “Vocês nunca ouvirão falar que Olímpia deixou de atender algum paciente”, e comparou: “Se dizem que tenho tesão pela medicina, Geninho se mostrou político nato em sua trajetória”.

100_3786

Na visita, que contou com a presença do prefeito Geninho Zuliani (DEM), secretária Silvia Forti (Saúde) e muitas lideranças da cidade, o provedor da Santa Casa, advogado Mário Montini, agradeceu a emenda de meio milhão de reais destinada por Rodrigo e, na ocasião, na presença de um funcionários da Divisão Regional de Saúde, de Barretos, João de Deus, Itamar Borges assinou uma emenda de R$ 100 mil, também para o hospital.

100_3764

Todos percorreram as instalações do hospital, viram a obra de ampliação da cozinha, com recursos estaduais, e tomaram um café.

100_3769

ÍNDICE DE RESOLUTIVIDADE

“Hoje, um hospital de benemerência não vive sem ajuda. O que o SUS paga, aliás, o SUS é uma mentira, e ninguém vê que é necessária uma fonte ressarcidora de dinheiro para os hospitais”, disse Nilton Martinez, quando a comitiva parou defronte o Centro Cirúrgico da Santa Casa.

100_3777

O médico revelou que, em Olímpia, “o nosso índice de resolutividade (índice que atesta a quantidade de casos que foram resolvidos dentro da própria unidade) é muito alto”, mas reclamou: “Hoje, no Centro Cirúrgico temos apenas um problema: não temos respirador de volume, então não podemos, em Olímpia, fazer a cirurgia bariátrica, e estamos tentando esse aparelho há mais de cinco anos e ainda não o conseguimos”.

Nilton Martinez mostra números desse índice de resolutividade: de janeiro a julho, somente ele realizou 337 cirurgias na Santa Casa. A média, mensal, de todos os procedimentos juntos são, em média, e 320 a 350 cirurgias no hospital olimpiense, dando uma média de mais de 2,2 mil cirurgias de janeiro a julho.

Mesmo assim, com dificuldades, Nilton Martinez garantiu: “Posso dizer, com segurança, que a Santa Casa de Olímpia é um hospital de referência, não temos até agora nenhum caso de morte por infecção bacteriana porque o hospital lava o centro cirúrgico de cima a baixo, constantemente, não apenas passando bactericidas (que tornam a bactéria mais forte com o passar do tempo), e morre poucas pessoas aqui”.

100_3771

“Infelizmente, o hospital vem sendo usado com injustiça para atingir o prefeito na questão do Pronto-Socorro, e as pessoas se esquecem que no Pronto-Socorro chegam pessoas em estado grave e, lá sim, morrem com mais frequência”, disparou Martinez, acrescentando: “Não se pode confundir Pronto-Socorro com hospital. É muito diferente: Pronto-Socorro vem doentes graves e, muitas vezes, morrem e morrem mesmo”.

Quanto ao atendimento de urgência, o médico acentuou que “não tem jeito de você ser médico e não errar: muitas vezes uma dor de estômago intensa e não é dor de estômago e sim infarto. Nessa transição de dez ou quinze minutos, o paciente pode ter uma parada cardíaca, e isso não é culpa médica e sim a doença do paciente que é grave em si”.

E, voltou a criticar: “Mas, as pessoas usam a Santa Casa para fazer política contra o prefeito, que tem ajudado a melhorar não apenas a Santa Casa, mas também a Saúde pública. Vamos fazer críticas? Claro, vamos criticar, mas vamos ajudar, não é possível criticar e ficar de braços cruzados”.

100_3787

Dirigindo-se aos deputados Rodrigo e Itamar, Nilton pediu, ao mesmo tempo que fez mais revelações sobre os excelentes resultados obtidos pelo hospital de Olímpia: “Está na hora de a região toda, vocês, que são deputados, olharem com carinho a Santa Casa de Olímpia, porque se vocês virem o mapa de atendimento é impressionante, e digo isso porque, hoje, faço parte de um grupo de trauma de urgência e emergência do Hospital das Clínicas de São Paulo e da Santa Casa de São Paulo, e tenho 30 minutos todos os sábados para apresentar os casos de Olímpia que, diga-se de passagem, são escabrosos e, mesmo assim, morrem pouquíssimos. Hoje, temos documentado, seguramente, cerca de 500 filmes e mais de 10 mil slides mostrando o acompanhamento de pacientes graves de Olímpia. Então, Rodrigo, peço para você, que é jovem, e para o Itamar, que também é jovem, que vocês estarão ajudando uma população extremamente carente”.

100_3760

Segundo Martinez, “pior ainda: há uma transmigração de nordestinos que vem trabalhar na cana que sobrecarregam o nosso sistema em Olímpia, sem contar o turismo. São mais de 30 mil a 40 mil pessoas que vem aqui todos os anos, então, na verdade, a cidade não tem apenas 50 mil habitantes, e sim 80 mil a 90 mil habitantes, que sobrecarrega você, prefeito, com esgoto, água, saúde e tudo o mais”.

De novo, o médico bateu: “E como é que não vamos atender todo esse pessoal? Tem gente que vem da Bahia com sonda vesical, que está lá há mais de 20 dias para operar uma próstata, e ninguém opera. Porque o cidadão é miserável, é pobre. Ele chega num dia e, no dia seguinte, é atendido e operado em Olímpia. Nunca vocês irão ouvir falar de que Olímpia deixou de atender algum paciente. É claro que falam por aí e falam por outros interesses, escusos, que querem atingir alguém, e a gente sabe quem querem atingir com essas críticas injustas”.

100_3791

E, concluiu, elogiando o desempenho do prefeito Geninho e da secretária Sílvia Forti Storti e, mais uma vez, pedindo apoio de Rodrigo Garcia e Itamar Borges: “Vocês dizem por aí que tenho tesão pela medicina, e eu digo que o Geninho se mostrou um político nato, continue nessa trajetória e não deixe nunca a saúde prioridade apenas no palanque, saúde e educação são prioridades reais. Eu sei do esforço que você e a secretária Sílvia estão fazendo, há uma melhora sensível no padrão e nos números da Saúde de Olímpia, mas não parem: vamos transformar a nossa Santa Casa realmente num hospital de ponta na região, e é o que espero de você, Geninho, e dos deputados Rodrigo e Itamar”.

100_3789

***

Leia com atenção antes de comentar esta notícia:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Blog do Concon. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Leia antes a nossa Política de Comentários.

O Portal Blog do Concon poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Assunto(s): , ,

Leia também:

3 comentários

  1. ivo zangirolami junior disse:

    Parabéns Geninho , Rodrigo Garcia , Itamar Borges e pessoas que trabalham na Santa Casa!!!
    E Dr Nilton…um grande estudioso e homem…apaixonado pela medicina…ama o que faz….e faz bem…muito bem….é craque…opera como se fosse outra pessoa que estivesse ali!!!
    Uma vez perguntei para uma pessoa de São José do Rio Preto sobre o “Nilton”….se ele operava muito…como todos brincam aqui…ai essa pessoa disse….”Usar a palavra brincar…para o que ele faz…é uma ofensa para Deus…ele usa atavéz das suas mãos…o poder da cura…e agradeçam por ter esse homem que….ama Olimpia”….ai eu disse…por isso eu o chamo de “Nilton”…pois eu não tenho duvidas desse poder….e eu conheço o seu carater!!!
    E uma vez achei o máximo da perte dele…um irmão meu precisou fazer uma cirurgia…pois os médicos de Rio Preto não queriam…ai o meu pai estava viajando….e a cirurgia precisava ser feita…apesar de não ter tanta gravidade…mais tinha que ser rápida…então o meu pai ligou para ele para saber o que fazer , foi ai que o “Nilton” disse….”Ivo , continue a sua viajem e deixe seu filho nas minhas mãos”.
    Então…a viajem continuou , o meu irmão está bem….e o “Nilton” continua operando pelas mãos de Deus!!!
    Essa é minha humilde opnião…
    Parabéns a todos os politicos e funcionarios envolvidos , pois se não tivesse um minimo de credibilidade e organização…a nossa “Santa Casa” , não poderia receber ajuda da forma como está recebendo!!!

  2. Geninho disse:

    Obrigado Dep Rodrigo e Dep Itamar, a Sta. Casa agradece .

  3. Andresa Maieiros disse:

    Concordo, Ivo Jr… eu nunca me ‘desesperei’ quando alguém da minha família teve problemas de saúde, pois todos, inclusive minha mãe, que passa por tratamento, visita o Dr. Nilton quase que todo mês rsrsrsrs. Portanto, estão em boas mãos. Eu, o único problema que tive , graças a Deus foi sinusite, detectada e tratada pelo Dr. Nilton rsrsrs. Enquanto ele existir, estarei tranquilha. Pra quem já costurou até coração, meu amigo, não existem palavras…. Obrigada, Deus… todos os olimpienses deviam rezar por ele.

Faça um comentário