ÚLTIMA HORA

Corra e aprecie Júpiter ao lado da Lua. Ainda dá tempo

Publicado em 28 de novembro de 2012 às 22h59
Atualizado em 29 de novembro de 2012 às 0h54

Quem for agora observar a Lua verá que, ao seu lado, tem um pontinho branco brilhante e que tem intrigado algumas pessoas nas redes sociais, especialmente o radialista Orlando Costa, que até fotografou o fenômeno. Pesquisando o chamado ‘pai dos burros’, o Google, veremos que se trata de Júpiter, quando a órbita da Lua está bem adiante desse planeta.

moon____by_melgoheen-d5mkrv9

Esse fenômeno, chamado de ocultação, ocorre quando um astro passa na frente de outro. Temos ocultações de estrelas por planetas, asteroides, luas de outros planetas e também pela Lua. Esta é uma oportunidade muito boa de estudo de objetos muito pequenos e distantes, que permite deduzir a presença de atmosfera e estimar as dimensões desses objetos.

foto-igor

Como a Lua está bem perto, seu tamanho aparente no céu é bem grande, e ocultações de estrelas por ela ocorrem corriqueiramente. Neste caso, elas são úteis para medir a velocidade orbital da Lua ou da Terra, por exemplo, medindo-se com grande precisão o momento em que a estrela é ocultada pela Lua e depois o instante em que ela surge do outro lado. Nesses casos, em geral, visualizar a ocultação necessita de um pequeno instrumento, pois estrelas brilhantes são a minoria.

Mas não desta vez. Hoje, a Lua vai passar na frente de Júpiter, que é um planeta muito brilhante, de fácil localização no céu. A ocultação deve começar uns minutinhos antes das 21 horas, mas varia um pouco dependendo da localidade. Júpiter estará logo abaixo, bem colado na Lua. Claro que um binóculo ou uma luneta vão melhorar o espetáculo, mas não é necessário mais do que céu limpo para apreciar essa ocultação. Nem mesmo um local muito escuro, pois Júpiter está muito brilhante nesta época.

jupiter_moon

Essa ocultação não será visível em todo o país. Para quem não conseguir ver essa, em dezembro tem outra, aí sim, visível em todo o país. (G1 Observatório)

Assunto(s):

5 comentários

  1. Thaynara Pessoa disse:

    Eu vi!!!!!!!!!!!
    Imagem linda!

  2. Mísian disse:

    Nossa Bem Que eu Vi Uma coisinha Brilhante Perto da Lua e Não sabia oq Era…. Muito Lindooo

  3. Lete Rosa Borges disse:

    Realmente um lindo espetáculo…através do face fizemos uma boa parte das pessoas apreciarem esse fenômeno tão lindo….

    • Nanci Rosa disse:

      Home eh 25 de dezembro esta acontecendo lo mesmo, mas costaría de saber porque ele caí de baixo da luz para o lado esquerdo da lua. Parece algo girando em torno dela e vai acompanhando o movimento da lua! Como eh isto? Nanci – Florianopolis

Faça um comentário

Website is Protected by WordPress Protection from eDarpan.com.