Vence nesta terça-feira o prazo para pedir tarifa social de energia elétrica no CadÚnico
Mais de 3 milhões de famílias de baixa renda que consomem menos de 30 quilowatts/hora (kWh) correm o risco de perder o benefício de pagar a tarifa social de energia elétrica.
Termina amanhã o prazo para que os consumidores que se enquadram nesses quesitos se inscrevam no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e, assim, garantam a manutenção do recebimento dos descontos previstos na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), dos 17 645 milhões de famílias que pagavam a tarifa diferenciada até então, quase 11 milhões não haviam se cadastrado até setembro, dos quais 3,001 milhões enquadram-se na faixa de consumo de 30 kWh mensais.
O cadastramento de consumidores com a menor faixa de consumo é a última etapa de aplicação das novas regras de concessão da tarifa social, que antes era aplicada de forma automática considerando apenas o volume de energia consumida mensalmente.
Desde dezembro de 2010, porém, a Aneel deu início à implementação das novas regras que, além da faixa de consumo, exigem que o consumidor esteja inserido em algum programa social do governo para ter direito à tarifa social.
Terminado o prazo de migração, o consumidor que não se cadastrou no CadÚnico nem na distribuidora de energia perderá os benefícios e pagará uma conta de luz mais cara. A qualquer momento, porém, ele poderá cumprir os trâmites exigidos e voltar a receber o benefício.
***
Leia com atenção antes de comentar esta notícia:
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Blog do Concon. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Leia antes a nossa Política de Comentários.
O Portal Blog do Concon poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.
Assunto(s): Energia






bom fui atras desse recadastramneto aki em olimpia, e eles informaram ke nao tem nd haver.
a cpfl nao esta fazendo esse tipo de recasdramento so se for em outro lugar.
afinal cm seria o ultimo dia se nem teve o primeiro. se souber por favvor comunique-os
Vá na Assistência Social. Existe, sim. É o CadÚnico.
concon so agora fiquei sabendo desse cadrastro e agora oq fazr vou perder meu baixa renda ????
Procure a Assistência Social e se informe melhor.