Cabeleireiro, manicure, barbeiro, depilador e até turismólogo, terão carteira assinada
Nem todo mundo soube, mas algumas profissões, como as de cabeleireiro e de manicure, finalmente foram regulamentadas. O governo também regulamentou a profissão de turismólogo, o profissional especializado em fazer projetos para o setor de turismo, profissão em alta em Olímpia, por exemplo.
Em decreto, a presidente Dilma Rousseff regulamentou algumas profissões bem conhecidas. Além de manicure, cabeleireiro, barbeiro, esteticista, pedicure, depilador, maquiador.
A maioria desses profissionais trabalha como autônomos. Para se aposentar, precisam contribuir para a Previdência de forma individual.
A lei determina que eles devem obedecer às normas sanitárias, esterilizando materiais e objetos usados no atendimento aos clientes. Só no estado de São Paulo são 1 milhão de trabalhadores da beleza.
Na prática, a regulamentação pode tirar muitos desses profissionais da informalidade. A partir de agora, eles ganham força para serem contratados com carteira assinada.
Profissional de beleza, agora, é um trabalhador como outro qualquer. Todos terão que ter sua garantia, férias, 13º, benefícios como qualquer trabalhador comum. Se por um lado o registro em carteira assinada aumentará os custos dos empresários, por outro, trará mais segurança para patrões e empregados.
Assunto(s): Profissões





