ÚLTIMA HORA

Selo de Chico Xavier, o melhor de 2010

Publicado em 14 de novembro de 2011 às 9h56
Atualizado em 14 de novembro de 2011 às 9h56

selodacolunafilatelica1Foram concluídos os trabalhos de apuração dos votos para a escolha do  MELHOR SELO DO ANO DE 2010, concurso promovido pelos Correios desde 1978.

A consulta ao público, realizada por meio do voto em cédulas e pela página dos Correios na internet, apresentou como peça mais votada na Categoria “Voto Popular” a emissão “Centenário do Nascimento de Francisco Cândido Xavier”, cuja imagem é de autoria do fotógrafo Rômulo Fernando Fialdini, e a arte-finalização  realizada pela designer gráfica Miriam Guimarães.

O selo foi lançado na abertura do 3º Congresso Espírita, realizado em Brasília/DF, em 2/4/2010, e foi um sucesso instantâneo de vendas, não só entre os seguidores da doutrina espírita, mas, também, entre aqueles que admiram a obra desse grande brasileiro que foi Chico Xavier.

SOBRE O SELO

selo-chicoO selo apresenta Chico Xavier autografando um dos seus livros. Como pano de fundo, há o detalhe de uma carta psicografada pelo médium. Em destaque, a inscrição de uma bela frase por ele proferida que mostra a essência de sua obra e de seus ensinamentos em prol da evolução do ser humano por meio do amor ao próximo e ao Cristo. Foram utilizadas as técnicas de fotografia e computação gráfica.

A votação na Categoria “Arte Filatélica” foi realizada em Recife/PE, durante a 11ª Exposição Filatélica Nacional  – BRAPEX 2011, no dia 6 de outubro,  e contou com a participação de um júri especial, que elegeu o bloco de selos “Série Brasília – Sonho e Realidade: Monumentos e XVI Congresso Eucarístico Nacional”, também, da artista plástica Miriam Guimarães, como o melhor selo na Categoria Arte Filatélica. Essa emissão foi lançada em 13/5/2010, na abertura do XVI Congresso Eucarístico Nacional, em Brasília/DF. O bloco encantou os colecionadores pelo seu formato diferenciado, que lembra uma ave, e pelo conjunto de elementos focalizados em sua arte.

Esse bloco irá representar os Correios do Brasil em concursos de selos internacionais.

SOBRE O BLOCO

O bloco reproduz, em tons escuros e linhas claras, monumentos arquitetônicos consagrados de Brasília: no selo à direita, o Catetinho (a primeira residência oficial do Presidente da República, na nova capital), e a estátua de Juscelino Kubitschek (do Memorial JK).

No selo à esquerda, a Catedral Metropolitana (tendo, à sua direita, a logomarca do XVI Congresso Eucarístico Nacional. Ilustrando o bloco, à esquerda, a logomarca do cinquentenário de Brasília), no centro, a estátua dos Candangos, unindo os dois selos, formando um se-tenant, e, nos extremos, as mais novas e belas obras arquitetônicas da cidade, o Museu Nacional (junto à Biblioteca Nacional/Conjunto Cultural da República) e a Ponte JK.

image description

O bloco, no formato de um pássaro, mostra, na parte superior, em linhas tênues, o esboço do Plano Piloto, sobre um pano de fundo composto, que representa o céu e o gramado da Esplanada dos Ministérios, nas tonalidades predominantes em abril, mês da inauguração de Brasília.

Foram utilizadas as técnicas de fotografia, desenho vetorial e computação gráfica.

SOBRE A ARTISTA

A designer Miriam Guimarães nasceu em Brasília/DF, em 8/12/1982. Em 2007, graduou-se Bacharel em Desenho Industrial, com habilitação em Programação Visual, pela Universidade de Brasília – UNB.

miriam

Trabalha com ilustrações: Editoriais Impressos, Identidade Visual, Leiautes e Arte Final. Desde novembro/2008 exerce o cargo de Analista de Correios Júnior – Designer, no Departamento de Filatelia e Produtos da ECT – DEFIP.

***

Leia com atenção antes de comentar esta notícia:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Blog do Concon. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Leia antes a nossa Política de Comentários.

O Portal Blog do Concon poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Assunto(s):

Leia também:

Faça um comentário